janeiro 04, 2016

Mariolas e AACS AL na APA Costa dos Corais e trilha do Tatu - Alagoas




E com o novo ano começando, eu quero deixar para trás tudo aquilo que não me acrescenta nada. Libertar-me do que me prende no passado e iniciar 2016 com uma nova motivação para seguir em frente. Trilhando caminhos produtivos e de amor! Intensamente trilhando!!




Vivenciando nosso lar, nossa terra e tomando atitudes proativas, positivas e gratidão! Termos o previlégio de morar onde outros tiram férias! De usufruir esse pedaço de mundo em biodiversidade e tão geograficamente importante como a APA COSTA DOS CORAIS! Poder aproveitar num mesmo percurso história, natureza marinha e trilha de Mata Atlântica. É para poucas Mariolas e suas Cias...



E como os amigos fazem tudo duas vezes mais divertido... Pretendo levar a vida com  essas companhias todo o tempo. Só admitirei para mim, acrescentar novos ou velhos amigos se vierem para somar! Como, por exemplo, os da Associação dos Amigos do Caminhos de Santiago Alagoas (AACS AL) que com nova diretoria segue nova linha de gerenciamento e ações sociais beneficiando literalmente seu associado. Alguns já diziam: "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas". Eu acrescento: Não é por acaso que se entra na vida das pessoas para ficar. Valorizemos então nossas amizades verdadeiras!


Entendendo a formação de corais e da APA COSTA DOS CORAIS em onze municípios de Alagoas. 

Os recifes de coral são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou, pelo menos, em um atol.[1] Os recifes de coral são ecossistemas com grande produtividade e grande biodiversidade que, em muitos casos, suportam importantes pescarias e o turismo. A própria rocha é também utilizada em construção, principalmente em recifes que já formam parte da terra firme... Das aproximadamente 48 000 espécies reconhecidas de vertebrados, mais de metade (24 600) são peixes. Destes, mais de 60 % vivem exclusivamente em ambientes marinhos. Apesar dos recifes de coral serem menos de 1 % da área total de oceanos do mundo, aproximadamente metade de todas as espécies conhecidas de peixes marinhos encontram-se concentrados nestas águas tropicais. Os seres humanos constituem ainda a maior ameaça aos recifes de coral. Em particular a contaminação terrestre e a sobrepesca são as maiores ameaças para estes ecossistemas.
Os blocos construídos nos recifes de coral são os "esqueletos" de várias gerações de algas, corais e outros organismos construtoras de recifes, que são compostos pode carbonato de cálcio... poluição e o excesso de pesca são as mais graves ameaças para estes ecossistemas. A destruição física de recifes devido ao tráfego marítimo de barcos é também um problema... Por último, as temperaturas da água acima do normal, devido a fenômenos climáticos como El Niño e o aquecimento global, pode causar descoramento do coral. De acordo com The Nature Conservancy, se a destruição continuar no ritmo atual, 70% dos recifes do mundo terão desaparecido dentro de 50 anos. Esta perda seria uma catástrofe econômica para os povos que vivem nos trópicos. Hughes, et al, (2003), escreve que "com o aumento da população humana e a melhora dos sistemas de transporte e armazenamento, a escala dos impactos humanos sobre recifes tem crescido exponencialmente. Por exemplo, mercados de peixes e outros recursos naturais tornaram-se globais, fornecendo procura por recifes recursos longe das suas fontes tropicais"...(https://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_de_coral)



















Adicionar legenda






Adicionar legenda




























Se confraternizando com a AACS AL































ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA DOS CORAIS
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil, ela possui mais de 400 mil ha de área e cerca de 120 km de praia e mangues. É uma unidade de uso sustentável, busca coadunar os objetivos de conservação/preservação ambiental e os usos direto (pesca) e indireto (turismo e pesquisa) dos recursos naturais de maneira sustentável, ou seja, garantir esse uso para as gerações atuais e futuras.
Este espaço virtual é voltado para todos os usuários da APA Costa dos Corais: morador, pescador, operador de turismo, pesquisador, turista etc... (http://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/guia-do-visitante.html)







ESPERANÇA

ALEGRIA

FRATERNIDADE

SAÚDE

FELICIDADE

AMIZADE

Batizando novas "Mariolas" e apresentando a AACS AL